#DICA: a camurça está na moda, aprenda a conservar seus sapatos e maximizar seu investimento.

Para os elegantes do hemisfério norte, o verão é a temporada dos sapatos de camurça. Para nós, o material que sempre remetia ao inverno, ganhou status de “atemporal”, como saudável consequência da onda global que invadiu o closet do homem brasileiro. Invista em acessórios de camurça da coleção de inverno e use-os o ano inteiro.

Uma coisa, porém, é certa: a equação “custo X benefício” é o catecismo dos homens de todo o planeta. O modelo Oxford de camurça marinho (fotos), Raphael Steffens, é o parceiro ideal (com ou sem meias) tanto para o meu terno italiano cinza grafite, feito sob medida, quanto com um jeans preto que tem lavagem que lhe confere cara de couro, por isso estou adorando o modelo. Uso também, cintos do material e quero mante-los sempre conservados. Para tal, aprendi e passo para vocês 11 dicas básicas e necessárias.

Para quem é ligado em sapatos, vale a pena dar uma olhada no post do “engraxate de luxo”. Outra dica: siga o @raphael_steffens no Instagram. O “insta” é um paraíso de referências de look montados a partir de sapatos , meias, enfim, acessórios masculinos que hoje em dia, fazem a diferença, agregam valor a um look casual.

#DICAS:

 

1 –  Nunca use em dias de chuva. Sapatos de camurça são mais trabalhosos de tratar e proteger, do que os de couro. Evite molhá-los. Diferente de couro, o material absorve a água e então fica difícil remover manchas.

2 – Prevenir é a melhor maneira de manter os calçados em bom estado e isso vale também para os de couro e até alpargatas de lona. Para camurça, existem no mercado, sprays impermeabilizantes. Antes de usar o calçado pela primeira vez, aplique e deixe secar. Futuramente, será mais fácil limpar depois deste procedimento.

3 – Para remover manchas, a escova para camurça e um tecido macio, são ferramentas ideais. Tal escova tem cerdas metálicas suaves e são vendidas, geralmente, nas lojas que tem impermeabilizantes e outros produtos protetores. Certifique-se de que os sapatos estão secos antes de limpar.

4 – Compre também uma borracha para limpar camurça. Caso não encontre de imediato, uma boa borracha para lápis é um bom quebra galho.

5 – Antes de qualquer procedimento de limpeza, tire o excesso de sujeira com um pano macio e seco. Se os seus sapatos de camurça estiverem sujos de lama, espere secar para que você tenha facilidade em tirá-la com o pano.

6 – As manchas fortes ou marcas de uso, podem ser removidas com uma borracha para camurça ou a comum. Esfregue a borracha na camurça até que a mancha seja removida. Para marcas de gasto, você deve esfregar com a escova para camurça até que as marcas desapareçam.

7 – Se depois de um toró inesperado os seus sapatos ficarem manchados, pode ser difícil remover com borracha ou com a escova. Para tratá-los, você deve umedecer toda a superfície externa do sapato com água usando uma pequena escova e então seque o excesso de água usando um pano ou esponja absorventes. A ideia é que este processo resulte numa cor homogênea, transformando a mancha numa nova cor. Se ficar inseguro, procure um sapateiro. De preferência, dos antigos, que realmente entendem de calçados.

8 – Para manchas de óleo, use uma pequena escova para aplicar água morna por cima da mancha até desaparecer e então seque o sapato da mesma maneira.

9 – Você então deve deixar os sapatos secarem de um dia para o outro, naturalmente. Certifique-se de colocar formas para que não fiquem deformados. Se você não tiver formas de madeira ou plástico, improvise com jornais amassados. Encha os sapatos e deixe-os secar. Isso funciona muito quando em viagens, (veja matéria aqui no blog) 

10 – Apenas depois de secos, passe a escova na camurça, sempre na mesma direção, para amaciar a superfície. Isso tira as sujeiras antigas e deixa a superfície uniforme gerando uma aparência de maciez.

11 – Hora de proteger e para isso existem no mercado, sprays específicos. Depois da limpeza, coloque o spray protetor. Mas, antes, certifique-se de que tirou toda e qualquer sujeira solta, senão ela ficará fixada sob a superfície da camurça.

Rapazes, limpar sapatos de camurça pode levar tempo e esforço extra porém, bem cuidados os seus sapatos ficarão elegantes, limpos e bonitos por muito tempo. Aí estão os “benefícios”, de tal “custo”.

Compartilhar este post

Últimos Posts

#CSLOVERS

Siga nosso instagram
e descubra o fascinante mundo da CS!

Follow