Fim de semana legal

Quando imaginou a sua coleção do verão 2009, Ronaldo Fraga não sabia que renderia uma exposição, criativa e repleta de histórias, três anos depois. Na época, o estilista escolheu o Rio São Francisco como tema das roupas que enfeitariam os dias ensolarados, mas a pesquisa foi tão farta que virou a mostra Rio São Francisco, um Rio Brasileiro – entrou em cartaz no dia 10 deste mês e pode ser vista até fevereiro do ano que vem.

Passear pela exposição é uma delícia. Logo na entrada, em um vídeo gravado às margens do rio, o próprio designer explica sua proposta – depois disso, é só se deixar levar pelas boas surpresas. Nas instalações (10, no total), há vestidos que entoam poemas, uma escultura de malas que revela como era a vida ribeirinha nas décadas de 40 e 50 e um documentário sobre as cidades que foram alagadas para dar lugar a hidrelétricas. Para finalizar, faça uma pausa no espaço Nascente: lá, Ronaldo Fraga convida os visitantes a desenhar em uma lousa e manifestar suas emoções em relação ao “Velho Chico”. E se estiver acompanhada da garotada, leve-os à Pescaria do Saber, onde poderão aprender sobre peixes de água doce. Passeio bacana e repleto de cultura!

Rio São Francisco, um Rio Brasileiro. No Palácio da Cultura Gustavo Capanema. Rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro. De segunda a sábado, das 9h às 18h. Grátis.

 

Compartilhar este post

Últimos Posts

#CSLOVERS

Siga nosso instagram
e descubra o fascinante mundo da CS!

Follow