#VERÃO & bermudas: aprenda tudo sobre os comprimentos e acessórios adequados da coleção Raphael Steffens

Assinatura_Lula_Rodrigues2

bermuda

A moda masculina muda, sim senhores, assim como os valores de macheza, que prefiro chamar de virilidade. Para interessados em ir fundo no assunto, acaba de chegar às livrarias, o combo de 3 volumes – História da Virilidade, da Editora Vozes. O livros mapeiam o estilo de vida e comportamento viril do homem, desde a Antiguidade Clássica, até nossos dias.

Este post é sobre as bermudas e os acessórios de verão, por isso escolhi abrir o nosso papo, com as fotos acima, que considero ótimo exemplo de que, na moda masculina, as bainhas sobem e descem, assim como o conceito e imagem do macho, mudam. AS fotos foram pinçadas do meu Instagram, e, por falar nisso, você já curtiu @raphael_steffens?

Dúvida? Pergunte a 2 ícones da masculinidade. Sean Connery, o eterno e melhor (na minha concepção) James Bond, foto do final dos anos 60, a seu lado, o símbolo americano da testosterona, o saudoso John John Kennedy Jr (1960/1999), filho do ex-presidente americano John, com a primeira-dama, Jacqueline, fotografado no começo dos anos 70, na praia onde a família tinha uma badalada casa de veraneio. Portanto o short curto …

texto

Já as bermudas super curtas apareceram nas passarelas européias do verão 2011, no hemisfério norte, repercutiram aqui como tendência, no ano passado, nas coleções da temporada quente 2014. Eu as considero “peças de fashion show”que raramente chegam às ruas, mas que influenciaram o na subida das bainhas dos shorts, com pegada retro, que para é heritage, herança de ícones de estilo. Mas, se você insiste e precisa de motivos para convencer os amigos e namorada sobre o comprimento, que tal o apelo emocional (heritage) dos craques do gramado, como o Sócrates, na foto abaixo? Lembre-se de que é preciso ter as pernas do capitão (rsrsrs). Vai encarar?

trend

No fim deste post todas as dicas para bermudas curtas, médias ou tradicionais: defina o comprimento de acordo com seu estilo, e coragem, ou opte por vários, para ocasiões diferentes. Escolha na coleção de verão 2014, da Raphael Steffens, os acessórios que combinem com a bermuda que faz sua cabeça. Com blazer, pode?

tendnecia

 

Antes de rotulamos os “modismos” como “grandes inovações” no guarda-roupa é preciso darmos uma pesquisada, por isso me esbaldo estudando a imagem masculina através dos tempos.

Vamos combinar que os rapazes da foto à esquerda (em Florença, junho de 2013), tem tudo a ver com os milionários americanos, em férias no Caribe, na passagem da década de 1930 para 1940.

bermuda masc

Importante: blazer com bermudas não entram em escritórios, alguns restaurantes barram, embora exista na ONU – pasmem – um estudo sobre a tranformação e oficialização do traje, para executivos que vivem nos trópicos. Este projeto afirma que a bermuda pode ser usada com paletó, camisa social e gravata, assim como sapatos e cintos sociais.

Até que isso vire notícia no Fantástico (rsrsr) deixe o visual com blazer e canelas de fora, para as baladas ou festas de verão. Acima o tamanhos curto (fashionista) e médio (acima do joelho, o da moda).

moda masc

 

Pensando nas vendas com um planeta em crise, os estilistas também colocam nas passarelas ou exibem em show-rooms, peças comerciais. À esquerda, a dupla bermuda batendo nos joelhos + blazer. Neste look eu aposto.

À direita, o comprimento real e mais sofisticado, “pouco”acima do joelho”em look casual e super chic. Este visual eu uso, com sapatos e cintos RS + camisas polo italianas. Sorry pela modéstia (rsrs).

lula

 Finalmente a silhueta campeã de vendas, o estilo cargo ou utilitário, no comprimento comercial, pouco acima do joelho que pode ser dobrado, ficando mais curto para a ala da vanguarda.

– DICAS: acessórios & comprimentos:

– Normas gerais:

1 – Meias e tênis de cano longo com bermudas, nunca. A não ser que faça parte da tribo nerd ou street, que tem seus códigos bem definidos.

2 – O critério é o mantra do closet do homem urbano. Não invista em nada que te cause desconforto. É hora de festa e lazer.

3 – Shorts curtos e board shorts (bermudas de surfista), ficam para a praia, academias ou points de veraneio, onde os chinelos imperam.

4 – Cuidado com chinelos, já que alguns estabelecimentos de veraneio, não permitem acesso de pés desnudos. Rodrigo Santoro já foi barrado em restaurante, em Ipanema, usando flip flops (chinelo de dedo).

– O que usar com bermudas super curtas e curtas:

Recomendadas apenas fashionistas de carteirinha, que se garantem, combinam com tênis rasos, de couro ou camurça, drivers, docksides e mocassins. Mas, tudo em tons discretos, assim como os cintos devem ser de couro, em tons proximos dos calçados. Os elementos mais importantes deste visual são as pernas.. e a coragem (rsrsrs).

bermuda-curta

– O que usar com bermudas acima do joelho:

Com camisetas, camisas polos, com ou sem blazers, aposte em drivers, docksides e tênis de cano curto. O cinto acompanha o material e cor dos calçados. O mocassim híbrido  é a grande aposta do momento, chamado de hibrid penny loafer.

 Sem-Título-2

– O que usar com a bermuda no estilo clássico:

Usadas com mocassins, podem ser complementadas por camisas de mangas compridas e polos. O importante neste look, é a qualidade do sapato de couro Raphael Steffens, assim como os cintos sociais que, neste momento, ganham status casual. Num clima férias – resort – camisas listradas tipo navy com boat shoes – tênis branco de lona e docksides – são clássicos atemporais, embora no momento sejam a última moda.

 sapatos

– O que usar com bermudas cargo, dobradas ou não:

A dupla parceira imbatível deste estilo é o tenis de cano curto – da camurça ao couro, e os cintos e tenis de lona. Também combinam com boat shoes, citados acima.

tenis

www.raphaelsteffens.com.br 

Compartilhar este post

Últimos Posts

#CSLOVERS

Siga nosso instagram
e descubra o fascinante mundo da CS!

Follow